sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Conjunto Cosmos


O Conjunto Cosmos, localizado na Avenida Senador Souza Naves é formado por quatro torres (Edifícios Galileu, Kepler, Newton e Copérnico), Cada uma das torres tem 94 m de altura e 26 andares.
Foram construídos em um dos lados de “vazios gerados pela desativação das fábricas, em lados opostos da Avenida Souza Naves, pertencentes a antiga Zona Industrial do Plano Agache”, conforme escreveu Bruna Póvoa no seu blog.
A laje de cobertura das garagens, em um plano elevado, forma um jardim interno, que une os prédios. Uma coisa que chama atenção são as escadas de emergência externas, que acabam fazendo uma bela composição geométrica na fachada.
A construção foi concluída em 1974 e é uma obra da Construtora Independência, responsável por diversos conjuntos de apartamentos na cidade, sempre na linha da habitação social, uma das características do Movimento Moderno. A construtora era de propriedade do engenheiro e arquiteto modernista Jaime Wasserman, uruguaio que mudou ainda pequeno para Curitiba.

Referências:
EMPORIS. Conjunto Cosmos. Disponível em: <http://www.emporis.com/complex/122876/conjunto-cosmos-curitiba-brazil>. Acesso em: 20 ago 2015.
PÓVOA, Bruna. Curitiba sob o olhar da bailarina. Disponível em <http://brunapovoa.blogspot.com.br/2012/08/curitiba-sob-o-olhar-da-bailarina.html>. Acesso em: 20 ago 2015.