terça-feira, 6 de outubro de 2015

Igreja Presbiteriana de Curitiba





A presença da Igreja Presbiteriana no Paraná remonta ao ano de 1878, quando esteve no estado o primeiro colpotor (distribuidor de Bíblias e literatura religiosa). O primeiro reverendo, George Anderson Landes, fixou-se em Curitiba no ano de 1885.
Em um primeiro momento a igreja esteve instalada em um salão alugado na Rua do Rosário. Mais tarde alugou um outro local, na Rua Aquidaban, 6 (atual Rua Emiliano Perneta).
Em primeiro de novembro de 1893 a igreja adquiriu personalidade jurídica, em assembleia realizada para este fim e para tratar da edificação de um templo. A igreja já havia adquirido em 1890 um terreno na Rua Comendador Araújo.
O projeto escolhido para o novo templo foi apresentado pelo construtor alemão Carlos Neumann (Karl Neumann) e as obras iniciaram em fevereiro de 1894. O templo ficou pronto no final 1895 e em janeiro de 1896 passou a ser utilizado regularmente.
Repare que o templo não tem uma torre. É que ela nunca chegou a ser construída, pelo menos até a data de hoje e “que ainda espera um rasgo de fé para o seu remate”, como está escrito no site da igreja.
Ao lado do templo tem um belo chalé com dois andares, portas que lembram o gótico e com o telhado ornamentado com lambrequins. Note também as colunas no térreo com capitéis decorados. Nela está instalada uma livraria e a “Escola de Música Laudate”. Esta casa, construída no começo do século passado, foi comprada pela Igreja no início dos anos 1960 e totalmente restaurada em 2002.
Nos fundos do templo fica a Casa Pastoral, construída em 1916. Durante a I Guerra Mundial houve um surto de febre amarela na cidade e esta casa foi um dos locais onde foram instaladas enfermarias emergenciais. Depois foi utilizada como residência de pastores e suas famílias. Recentemente deixou de ser residência e passou abrigar algumas obras assistências, como um grupo de Alcoólicos Anônimos.

A Igreja Presbiteriana de Curitiba, junto com outras igrejas protestantes de diversas denominações, está na origem da Sociedade Evangélica Beneficente, entidade mantenedora do Hospital Evangélico.
Além disso a igreja, através da Associação Comunitária Presbiteriana (ACP), mantém diversas obras assistenciais, como o Lar Hermínia Scheleder e o Centro de Educação Infantil Miriam, entre outras.

Tanto o templo com o chalé ao lado são Unidades de Interesse de Preservação.

Acabei aprendendo que o chalé adquirido pela Igreja em 1960 foi, em 1943, a primeira sede do Instituto Pestalozzi, “a primeira escola que o Paraná teve, dentro de normas metodológicas avançadas e modernas”, fundada pelo Professor Erasmo Pilotto. No mesmo local, à tarde, funcionava um curso de extensão cultural para as alunas do Escola de Professores (atual Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto)

texto alterado em 26 jun. 2018
texto complementado em 11 set. 2024

Referência:
Igreja Presbiteriana de Curitiba. História e a Igreja Hoje. Disponível em: <http://www.ipctba.org.br/igreja/historia.html>. Acesso em: 15 set. 2015.
Evangélico. Histórico - SEB. Disponível em: <http://www.evangelico.org.br/index.php/sociedade-evangelica/>. Acesso em: 15 set. 2015
ACP - Associação Comunitária Presbiteriana. Institucional. Disponível em: <http://acpcuritiba.org.br/acp/institucional.htm>. Acesso em: 15 set. 2015.
NQM Comunicação. Igreja Presbiteriana de Curitiba completa 114 anos de fundação. Curitiba, 28 jun. 2002. Disponível em: <http://www.nqm.com.br/index.php/noticia/209/igreja-presbiteriana-de-curitiba-completa-114-anos-de-fundacao/>. Acesso em: 15 set. 2015.
OCEANO DE LETRAS [blog] Erasmo Pilotto (1910-1992). Disponível em: <https://nuhtaradahab.wordpress.com/2010/08/25/erasmo-pilotto-1910-1992/>. Acesso em: 11 set. 2024.