Este busto em homenagem a Nilo Cairo encontra-se na Praça Santos Andrade, voltado para o prédio histórico da Universidade Federal do Paraná.
Nilo Cairo da Silva nasceu em Paranaguá, em 12 de novembro de 1874. Era filho de Simplicio Manoel da Silva e de Alzira de Paula Costa da Silva.
Fez os estudos básicos na cidade natal e depois mudou-se para o Rio de Janeiro onde entrou no exército. Formou-se engenheiro no Estado Maior de Engenharia Também formou-se em Ciências Físicas e Matemáticas.
Interessado pelas diversas áreas da ciência, em 1903 formou-se também em medicina pela Faculdade de Medicina no Rio de Janeiro.
Casou no Rio de Janeiro, mas sua esposa faleceu durante o parto. O filho, deficiente, faleceu alguns anos depois. Após a morte da esposa mudou-se para Curitiba onde passou a dedicar-se a medicina homeopática e contraiu novas núpcias.
O criador intelectual da Universidade Federal do Paraná
No início do século XX Nilo Cairo começou a reunir pessoas em torno da ideia de dotar a cidade de uma universidade, antigo sonho de Rocha Pombo.
Diversas pessoas aderiram, entre elas o deputado Victor Ferreira do Amaral, Plínio Tourinho, Flávio Luz, Euclides Bevilacqua, Daltro Filho, João Barcelos e Hugo Simas, entre outros.
Em 19 de dezembro de 1912, data comemorativa da emancipação do Estado, a Universidade do Paraná foi fundada. Lembrando que a Universidade era uma iniciativa particular, resultado do esforço de homens de visão, não nasceu da vontade do Estado. Só foi federalizada bem mais tarde.
Nilo Cairo, além de ser o 1º Secretário da universidade, deu aulas de filosofia, patologia geral e anatomia patológica no curso de Odontologia, homeopatia e terapêutica homeopática no curso de Medicina, geologia e mineralogia no curso de Engenharia e outras matérias no curso de Farmácia.
Em 1925, em função de problemas de saúde, afastou-se das salas de aula e mudou-se para Paranaguá, sua cidade natal. Em 1928 foi para o Rio de Janeiro, então capital do Brasil, para tratar de uma úlcera estomacal, onde veio a falecer no dia 6 de junho de 1928.
Em 1933 os restos mortais de Nilo Cairo foram transferidos do Rio de Janeiro e colocados no pedestal do busto mostrado na foto.
Referência:
WIKIPEDIA, Nilo Cairo da Silva. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Nilo_Cairo_da_Silva>. Acesso em: 14 dez. 2015.