sexta-feira, 1 de abril de 2016
Edifício Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco
O prédio principal do MON - Museu Oscar Niemeyer foi projetado em 1967 pelo próprio Oscar. Inicialmente ele seria destinado ao Instituto de Educação do Paraná.
A obra só foi concluída em 1978 e quando pronto o prédio recebeu o nome de Edifício Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco. Nunca abrigou a escola e passou a ser ocupado, de maneira meio improvisada, por secretarias de Estado.
Em 2002 o prédio foi reformado, com a participação do próprio Oscar Niemeyer, ganhou o famoso anexo conhecido como “O Olho” e passou a abrigar o então chamado Novo Museu. Em 2003 recebeu o nome atual em homenagem ao grande arquiteto modernista brasileiro.
Interessante notar que no projeto original havia umas estrutura de concreto em forma de abóboda junto ao chão, algo que lembra o atual “olho”. A estrutura nunca chegou a ser construída mas, sem dúvida, serviu de inspiração para o novo anexo.
O prédio tem uma grande massa horizontal com poucos apoios. O pilares são mais largos na base e vão estreitando a medida que sobem. Chama muito a atenção o grande vão livre e os grandes balanços nas extremidades.
Apesar de o prédio ser meio que eclipsado pelo seu famoso anexo, gosto muito dele.
O Edifício Castelo Branco é bem tombado pelo Patrimônio Cultural do Paraná desde maio de 2012, como parte do conjunto urbano e edificado do Centro Cívico.
Lembro que quando Jaime Lerner (ocupando então o cargo de governador) decidiu fazer o museu houve alguma polêmica em relação ao projeto (coisas da política). Praticamente junto com a inauguração o museu tornou-se um dos locais mais conhecidos da cidade, um ícone, conhecido nacionalmente e até internacionalmente.
Veja outras postagens que já fiz sobre o Museu Oscar Niemeyer: O interior do “Olho”, O Olho, A bailarina de Oscar Niemeyer, O logotipo do Museu Oscar Niemeyer, Espaço Niemeyer, Eu estou de “Olho” em você, A vaca, A rampa, Uma espiada de canto de olho, Uma pausa para um descanso e O túnel do MON
Referências:
MUELLER, Oscar. Centro Cívico de Curitiba: um espaço identitário. 2006. 201 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura). UFRGS. Porto Alegre.
COORDENAÇÂO do Patrimônio Cultural. SEC. Centro Cívico. Disponível em: <http://www.patrimoniocultural.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=301>. Acesso em: 30 mar. 2016.
RUPP, Isadora. Da burocracia ao museu. Gazeta do Povo, Curitiba, 10 nov. 2012. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/caderno-g/especiais/10-anos-mon/da-burocracia-ao-museu-1sgi161flshtaiy9ufkxx9wsu>. Acesso em: 30 mar. 2016