O Instituto de Educação do Paraná foi oficialmente fundado em 12 de abril de 1876 quando foi instalada uma Escola Normal, destinada a formação de professores, em anexo ao então Instituto Paranaense (futuro Colégio Estadual do Paraná).
Na década de 1920 Caetano Munhoz da Rocha, o então presidente do Paraná, dedicou atenção a educação e de modo especial a formação de professores. Foi ele o responsável pela construção das escolas normais de Curitiba, Paranaguá e Ponta Grossa. Todas elas foram projetadas pelo engenheiro Carlos Ross, diretor de obras públicas do estado.
A inauguração do prédio próprio do Instituto de Educação, chamado de Palácio da Instrução ocorreu em 7 de setembro de 1922, como parte das comemorações do centenário da independência do Brasil.
De estilo eclético, construído em alvenaria de tijolos e coberto com telhas cerâmicas, o prédio fica na Rua Emiliano Perneta (antiga Rua Aquidaban) e é um bem tombado pelo Patrimônio Cultural do Paraná e é também uma Unidade de Interesse de Preservação.
Em 1993 o nome do colégio passou a ser Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto.
texto complementado em 11 set. 2024
Referências:
CASTRO, Elisabeth Amorim de. Arquitetura das Escolas Públicas do Paraná (1853-1955). 2010. 364 p. Tese (Doutorado em História) - UFPR, Curitiba.
LYRA, Cyro Illídio Corrêa de Oliveira et al. Espirais do tempo: bens tombados do Paraná. Curitiba: Secretaria de Estado da Cultura, 2006. 440 p.
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ. Histórico. Disponível em: <http://institutoerasmopilotto.blogspot.com.br/p/historico.html>. Acesso em: 28 jun. 2016.