sexta-feira, 26 de agosto de 2016
Imagens da Cidade
O mural em azulejos “Imagens da Cidade” é de autoria de Poty Lazzarotto e execução de Adoaldo Lenzi. Com data de 1996, está instalado na Travessa Nestor de Castro.
Inicia com o desenho de uma gralha-azul carregando um pinhão, depois tem cenas de pinhões brotando, um homem plantando mudas de pinheiros-do-paraná, um menino brincando e um homem subindo em um pinheiro, um homem colocando galhos na cumeeira de uma casa em construção, uma casa de madeira com lambrequim, novamente um homem subindo em uma árvore e obras na cidade. Na última parte do painel encontramos cenas recentes: uma pandorga, uma casa de troncos (aquelas do Bosque do Papa), Farol do Saber, Rua 24 Horas, Ópera de Arame e uma estação tubo. Segundo o autor a estação tubo é uma espécie de túnel do tempo, retratando no seu interior a época dos índios, dos garimpeiros, tropeiros, da Igreja da Ordem, transporte por carroças, a Catedral e a passagem do zeppelin, um avião, terminando com o desenho de um circo (o que será que ele quis dizer com isso? Seria só o Circo Irmãos Queirolo?).
Um grande número de painéis, murais e alguns monumentos de Poty Lazzarotto foram tombados pelo Patrimônio Cultural do Paraná na reunião de 20 de agosto de 2014 e inscritos no livro de tombo em 25 de março de 2015.
Referência:
MACEDO, Rafael Greca de Macedo. História e Urbanismo de Curitiba: curso no Solar do Rosário, Curitiba, 22-25 jun. 2016. Notas Pessoais.