sexta-feira, 10 de março de 2017
Antigo Theatro Hauer
Localizado na Rua Mateus Leme, esquina com a Rua Treze de Maio, o prédio do antigo Teatro Hauer é uma Unidade de Interesse de Preservação.
O prédio foi construído em 1889 por Joseph Hauer, imigrante alemão. Em 1891 começa a funcionar como teatro, com a apresentação da Companhia Dramática Alemã. O Hauer foi o segundo teatro da cidade.
O primeiro foi o Theatro São Theodoro, localizado na Rua Doutor Muricy e que foi inaugurado em 28 de setembro de 1884. Em 1894, com a chegada da Revolução Federalista, as atividades são interrompidas. Após a expulsão dos federalistas que haviam ocupado a cidade, as instalações do Theatro São Theodoro foram utilizadas como prisão política. Mesmo com o término das ações de repreensão o teatro permaneceu fechado. Só em 3 de novembro de 1900, depois de passar por reformas, o teatro foi reinaugurado, com o nome de Theatro Guayra.
O Teatro Hauer era um centro de atividades onde companhias artísticas, da cidade e de fora, faziam apresentações e onde eram realizados banquetes, reuniões e bailes.
Antes de haver casas destinadas ao teatro, e mesmo durante a existência delas, muitas peças eram apresentadas em clubes e sociedades, principalmente naquelas ligadas a colônia alemã. Como era o caso das apresentações na Sociedade Thalia, que aliás, teve também o Sr. Joseh Hauer como um dos fundadores.
Em 1897 foi realizada a primeira apresentação pública cinematográfica da cidade nas instalações do Teatro Hauer.
Na década de 1930 o Teatro Hauer entrou em decadência e encerrou as atividades.