A herma com o busto do Padre Ildefonso X. Ferreira está localizada na Praça Santos Andrade.
Pelo menos no dia que a fotografei estava, uma vez que há uma onda de roubos sem precedentes de esculturas em bronze na cidade. Estão roubando quase tudo. No dia que fotografei já tinham roubado a placa.
Não consegui descobrir quem foi o autor da obra.
Padre Ildefonso X. Ferreira
No livro “1001 Ruas de Curitiba” encontrei o seguinte texto:
“Nasceu em 19 de agosto de 1795, em Curitiba. Filho do Alferez Antônio Xavier e Maria Joaquina da Cruz Lima. Formou-se em Direito, dedicando a carreira Eclesiástica e lecionou Teologia, Latim e Filosofia na Faculdade de Direito e no Seminário Episcopal, ambos em São Paulo. Exerceu os seguintes cargos: Secretário do Cabido Paulista: Inspetor da Instrução Pública, Juiz de Paz, Deputado Provincial, Promotor de Bispado, Membro das Comissões do Conselho Geral do Governo e Vereador. Faleceu em 29 de novembro de 1871 em São Paulo, onde sempre viveu.”
No site do IPPUC encontrei praticamente o mesmo texto, mas com um complemento que esclarece um pouco mais sobre ele:
“Inteligente e muito culto foi dos paranaenses que elevaram bem alto o nome do nosso Estado, fora dos limites. Enérgico destemido. Orador dos melhores, patriota sincero, ansiava pela separação do Brasil da Metrópole Portuguesa. Por ocasião do espetáculo na noite de 7 de Setembro de 1822 o Padre Ildefonso, levantando-se gritou três vezes – Viva o Rei do Brasil. Grito esse repetido pela assistência delirante. D.Pedro sorridente e feliz agradeceu com gesto de cabeça.”
Publicação relacionada:
Praça Santos Andrade
Referência:
MUZZILLO, Camilla (Org.). 1001 Ruas de Curitiba. Curitiba: Artes & Textos, 2011. 240 p.