segunda-feira, 5 de outubro de 2015

A Ponte Preta e a sede da Rede ao fundo


O viaduto conhecido como Ponte Preta é famoso por volta e meia estar nos noticiários devido algum caminhão ficar entalado. Mais recentemente foi instalado um medidor eletrônico de altura, que avisa os motoristas de possíveis problemas. Isso diminuiu os enroscos, mas não eliminou totalmente. Não sei se por alguma falha no sistema de alerta, ou se por falta de atenção dos motoristas.

A atual é a segunda ponte no local. A primeira foi inaugurada em 2 de fevereiro de 1885 e era conhecida como Ponte da Rua Schimidlin, que tinha esse nome por causa do proprietário dos terrenos na região. A estrada de ferro ali foi construída elevada sobre um aterro, uma vez que toda aquela região era de banhados e costumava alagar com facilidade. Daí a necessidade do viaduto.

Em 1944 a ponte atual foi inaugurada, e foi construída para substituir a anterior em função do aumento do tráfego e do peso das composições. Ela foi projetada pelo engenheiro Oscar Machado da Costa e a estrutura metálica foi construída nos Estados Unidos. Na época o Brasil não produzia o tipo de aço empregado na sua construção.
Com a inauguração da rodoferroviária, nos anos 1970, e o fechamento da antiga estação de trens, ela deixou de ter utilidade.

Na foto, ao fundo, podemos observar o Edifício Engenheiro Teixeira Soares que era a sede de Rede Ferroviária. Segundo uma reportagem da “Gazeta do Povo” foi cedido à Universidade Federal do Paraná em 2008 para a instalação do Campus Rebouças. Segundo uma outra reportagem do jornal “Paraná Online”, as reformas do edifício, que deveriam ter ficado prontas em março de 2009, enfrentou alguns contratempos com quebra de contrato com a construtora responsável pela obra. Já com nova construtora e aumento do orçamento de R$ 13 milhões para R$ 17,5 milhões, a previsão era que a inauguração seria no primeiro semestre de 2015. Segundo uma outra notícia no site da própria UFPR, o custo total da obra será de aproximadamente R$ 30 milhões, que incluem a reforma do edifício da Rede e a construção de um anexo. A obra está novamente atrasada.

A Ponte Preta é um bem tombado pelo Patrimônio Cultural do Paraná e é uma Unidade de Interesse de Preservação.

Referências:

LYRA, Cyro Illídio Corrêa de Oliveira et al. Espirais do tempo: bens tombados do Paraná. Curitiba: Secretaria de Estado da Cultura, 2006. 440 p.
DESTEFANI,Cid. Falando de Ponte … Gazeta do Povo, 27 jul 2014. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/colunistas/nostalgia/falando-de-ponte-ebd45m09anrdi7vsrwc22yn2m<. Acesso em: 26 set. 2015.
MILAN, Polliana. 52 mil bens da Rede Ferroviária estão sem utilidade. Gazeta do Povo. Curitiba, 10 jul 2012. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/52-mil-bens-da-rede-ferroviaria-estao-sem-utilidade-2x58luqjfbjkyktknzplz8o5q>. Acesso em: 26 set. 2015
BITTENCOURT, Samuel. Campus da UFPR no Rebouças deve ficar pronto só em 2015. Paraná Online. Curitiba, 10 fev. 2014. Disponível em: <http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/723624/>. Acesso em: 26 set 2015.
UFPR. Reitor e vice vistoriam obras do campus Rebouças. Curitiba, 28 mar. 2015. Disponível em: <http://www.ufpr.br/portalufpr/blog/noticias/reitor-e-vice-vistoriam-obras-do-campus-reboucas/>. Acesso em: 26 set. 2015.