A Hermes Macedo foi a maior empresa varejista do Paraná e chegou a ser a 33ª maior empresa privada em volume de vendas do país, segundo uma lista elaborada pela revista “Exame”.
Em 1932, aos dezoito anos de idade, o gaúcho de Rio Pardo, Hermes Farias de Macedo fundou a empresa com o nome de Agência Macedo.
No início dedicava-se ao comércio de autopeças usadas para veículos. Compravam veículos velhos e desmontavam para vender as peças. Com o sucesso do empreendimento começaram a importar peças novas dos Estados Unidos, uma coisa inédita na época.
A primeira loja da HM era na Rua João Negrão. Já em 1936 o negócio inicial estava consolidado e resolveram então abrir uma segunda loja, localizada na Praça Generoso Marques, próximo à prefeitura na época. O local era bem movimentado, com diversas linhas de bonde passando pela região. Nessa segunda loja iniciaram a comercialização de bicicletas francesas e alemãs e eletrodomésticos, algo relativamente novo no mercado brasileiro.
Em 1942 abriram uma terceira loja, desta vez em Ponta Grossa, iniciando assim a expansão para fora dos limites de Curitiba.
Em 1944 adquiriram um prédio que antes era ocupado pela Indústrias Reunidas Matarazzo, na Rua Barão do Rio Branco, e instalaram ali a matriz da empresa. Esse é o prédio mostrado na foto.
Do Rio Grande ao Grande Rio
Dai em diante a Hermes Macedo só cresceu, chegando a ter 285 lojas.
O Grupo Hermes Macedo, além das lojas, controlava também a Alfa Serviços de Crédito e Informática, Mercúrio Propaganda, HM Náutica, HM Financeira (mais tarde transformada em Banco HM), concessionárias de veículos, Auto Center HM e outras empresas de apoio.
O declínio da Hermes Macedo começou no início dos anos 1990. Com o Plano Collor, inflação galopante, com concorrência maior e com uma crise familiar gerada pela disputa do comando, a empresa entrou em concordata em 1995 e em 1997, atolada em dívidas, entrou em falência.
Pneu carecou, HM trocou
Sem dúvida alguma, a Hermes Macedo faz parte da memória de Curitiba. Contribuiu muito para isso o fato que a empresa desde o seu início investiu muito em propaganda e publicidade. Logo nos primeiros anos publicavam anúncios nos jornais procurando por veículos usados para comprarem e assim abastecer a loja de peças. Depois, sempre tiveram presença forte em todos os veículos de informações da época: jornal, rádio, televisão, cartazes, placas de estrada e outros. Era a maior verba publicitária do estado e muitos veículos tinham a HM como seu maior cliente. Chegaram a ter uma agência de propaganda própria, a Mercúrio (talvez um dos erros, pois em um determinado momento a empresa não soube renovar a sua mensagem).
De qualquer forma criaram slogans históricos, que muita gente ainda tem na memória: “Pneu carecou, HM trocou”, “Do Rio Grande ao Grande Rio”, entre outros.
Referências:
QUADROS, Itanel. Pneu carecou HM trocou: uma trajetória do varejo no Paraná. In: 8º ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MÍDIA. 2011, Guarapuava. Anais.
WIKIPEDIA. Lojas Hermes Macedo. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Lojas_Hermes_Macedo>. Acesso em: 11 dez. 2015.
MORALES, Pedro Paulo. Lojas Hermes Macedo: As Gigantes do varejo no Paraná. Falando de Gestão. Fortaleza, 3 jun. 2013. Disponível em: <http://www.falandodegestao.com.br/lojas-hermes-macedo-as-gigantes-do-varejo-no-parana/>. Acesso em: 11 dez. 2015