domingo, 10 de abril de 2016

Fábrica Trevisan

Fábrica Trevisan

Fábrica Trevisan

Esta casa localizada na Rua Emiliano Perneta é uma Unidade de Interesse de Preservação e é o que restou da “Fábrica de louças, refratário e vidro João Evaristo Trevisan”, fundada em 25 de agosto de 1927. No local era a indústria e a casa da família Trevisan. As instalações da fábrica eram maiores, com barracões atrás e ao lado da casa que restou.
Um dos filhos do Sr. João virou uma personalidade da cidade, o famoso contista Dalton Jérson Trevisan, que havia nascido dois anos antes da abertura da empresa, em 14 de junho de 1925.
O jovem Dalton trabalhou na empresa da família.
Em março de 1945 houve uma explosão na fábrica e Dalton, então estudante de Direito, sofreu ferimentos no crânio e ficou um mês hospitalizado.
Mais tarde, já um escritor reconhecido, comentou: “Olhei pela primeira vez a morte dentro dos olhos e mais que o sofrimento físico, doeu a revelação de que era mortal. Nesse dia, nasceu o escritor”.

Outra postagem sobre Dalton Trevisan:
A casa de Dalton

Referências:

FARIA JÚNIOR, Walmir José Braga de. A reconstrução de um passado relegado: as primeiras relações e produções de Dalton Trevisan. 2013. 58 p. Monografia (Bacharel em Ciências Sociais) - Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba.
BAPTISTA NETTO, Irinêo et al. Deus do Conto. Gazeta do Povo, Curitiba, 13 jun. 2015. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/caderno-g/especiais/dalton-trevisan-90-anos/deus-do-conto-czyt26662ng8v1rg3u7pwbql6>. Acesso em: 7 abr. 2016
ASSIS, Mussa José. Quando o contista é melhor que o conto. O Estado de São Paulo, São Paulo, 27 ago. 1972. Suplemento Literário.