Antes ele era chamado de Centro Cultural do Portão, mas como prefeito tem mania de trocar o nome das coisas, passou a ser chamado de Portão Cultural.
O prédio foi projetado em 1977 pelo arquiteto Marcos Prado para ser um terminal rodoviário e a construção iniciou em 1978 e não foi concluída. Com a inauguração do Terminal do Portão em 1983 ele perdeu a função para o qual havia sido concebido. Após estudos chegaram a opção de fazer um centro cultural e de atividades. O projeto foi adaptado e a construção retomada em 1986, sendo inaugurado em 18 de outubro de 1988 (administração Roberto Requião). Funcionou até 2005 quando foi fechado para reformas (administração Carlos Alberto Richa). Após a reforma, foi reinaugurado em29 de junho de 2012 (administração Luciano Ducci).
Localizado na Avenida República Argentina, em frente ao Terminal de Ônibus do Portão, o centro abriga “o MuMA - Museu Municipal de Arte de Curitiba, o Cine Guarani, o Auditório Antônio Carlos Kraide, a Casa da Leitura Wilson Bueno e um Centro de Arte Digital, além de Espaço de Convivência e salas para cursos e projetos de ação educativa.”
O MuMA é uma Unidade de Interesse de Preservação.
texto complementado em 23 nov. 2021
Publicações relacionadas:
Referências:
FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA. Portão Cultural. Disponível em: <http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/espacos-culturais/portao-cultural/>. Acesso em: 10 set. 2016.
CONHECENDO CURITIBA. Portão Cultural (antigo Centro Cultural Portão). Disponível em: <http://www.curitiba.pr.gov.br/conhecendocuritiba/portaocultural>. Acesso em: 10 set. 2016.