Localizada bem no início da Rua Rafael Papa, no Jardim Social, a Capela São Camilo de Lellis faz parte da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e foi inaugurada em 15 de dezembro de 1973.
A capela foi construída em estilo modernista. Não consegui descobrir quem a projetou. A capela está a maior parte do tempo fechada e por isso não tirei fotos do interior. Mas fico devendo.
São Camilo de Lellis (1550-1614)
No site da paróquia tem um texto sobre São Camilo de Lelis, que reproduzo parcialmente:
“Pertencente de uma nobre e tradicional família, Camilo de Léllis foi militar e pelo seu caráter, expulso da tropa. Viciado em jogo, levava vida profana e decadente. Perdeu todos os seus bens. No momento mais melancólico de sua vida, em uma situação de mendicância, Camilo foi tocado pela graça divina, arrependendo-se de todos os seus pecados, passando a dedicar sua vida a servir, por espírito de caridade, aos doentes pobres em hospitais e, diante de tanta dedicação, fundou a Companhia dos Servidores dos Enfermos, conhecidos como Camilianos. Não é por menos que se tornou o Patrono dos Enfermos e dos Hospitais. …”
Referência:
A vida de São Camilo de Léllis. Santuário de Fátima. Disponível em: <http://www.santuariofatima.org.br/capelascamilo.htm>. Acesso em: 23 nov. 2017.