Esta casa localizada na Rua Theodoro Makiolka, esquina com a Rua Lauro Varombi, é uma Unidade de Interesse de Preservação.
Entrei em contato com a senhora Danusia Maria Walesko que tem o blog “Santa Cândida A História e as Histórias de cada um” e ela, gentilmente, contou-me um pouco da história da casa.
“O último morador dessa casa foi a família do senhor Constante Baude (Bałdy em polonês) e a Sra. Celestina Kulik Baude. … a propriedade foi vendida para funcionários do antigo Banestado que montaram um condomínio. Consta que o primeiro morador foi Estevão (Stevan) Kachel imigrante polaco que se estabeleceu ali quando a colônia Santa Cândida foi criada em 1875. Não há certeza se já essa casa ... só que era ali.”
Estou publicando também uma foto antiga da casa, que conforme informou a senhora Danusia “atribui-se ao falecido Sr. Felippe Skora a execução da foto”.
Ela também indicou-me um vídeo sobre uma discussão havida no local, enquanto era um armazém, sobre a existência ou não de cachaça no céu. Vale assistir o vídeo que está neste endereço.
Referências:
WALESCO, Danusia Maria. [mensagem pessoal]. Mensagens privadas trocadas por e-mail com Flavio Antonio Ortolan. mai. 2018.
SANTA Cândida A História e as Histórias de cada um [blog]. Disponível em: <http://www.danusia.com.br>. Acesso em: 18 mai. 2018.
VALESCO, Belyza. No céu tem cachaça? [vídeo] Produção e direção de Belyza Valesco. Curitiba, 14 dez. 2016, 6’ 47”, color., son. Disponível em: <https://youtu.be/-Qb9dvdK6nc>. Acesso em: 18 mai. 2018