Esta casa na Rua General Carneiro é uma Unidade de Interesse de Preservação e consta nas listas que tenho com o nome de Residência Dellio Marodin.
Ela fica nos fundos da Residência Belotti que mostrei ontem. Segundo Marcia Cavalieri a casa também foi projetada pelo arquiteto curitibano Ayrton “Lolô” Cornelsen para o mesmo casal Belotti e diz:
“… Pouco tempo depois o arquiteto torna a construir para o casal Belotti novamente, desta vez nos fundos do terreno da primeira, que tinha frente para o outro lado da quadra, ou seja, o terreno que era em aclive agora era em declive em relação a outra rua. O partido se torna outro, pois a casa não ocupa um lugar de destaque e o jardim que fica na frente encobre quase toda a entrada, já que a residência está agora a três metros abaixo do nível da rua.
O que se vê também é uma pérgula de concreto um pouco abaixo do beiral da cobertura e com projeção para um pouco além da fachada, cobrindo a varanda e criando uma espécie de brise natural, que permitiu controlar a incidência de luz solar além do efeito estético para a composição. …”.
As fotos que estou mostrando tirei em junho de 2015. Como a casa estava bem escondida por plantas imaginei de não publicar essas e tirar outras em outra ocasião, quem sabe com as plantas menores. Já passei algumas vezes por lá, mas a casa está mais escondida ainda, com a colocação de uma cerca que a esconde. Assim, fica o registro de mais uma Unidade de Interesse de Preservação. Se tiver a oportunidade de fazer fotos melhores, as publicarei.
Publicações relacionadas:
Residência Henrique Wolf
Residência Marcos Axelrud
Residência Belotti
Referência:
CAVALIERI, Marcia Maria. Arquitetura Moderna Paranaense e Ayrton Lolô Cornelsen: Uma relação entre o reconhecimento e a provocação. In: 4º SEMINÁRIO IBERO-AMERICANO ARQUITETURA E DOCUMENTAÇÃO. 2015, Belo Horizonte. Disponível em: <http://www.forumpatrimonio.com.br/arqdoc2015/o-seminario>. Acesso em: 26 out. 2016