Sede da Congregação da Irmãs do Imaculado Coração de Maria de Nagasaki na Rua Nunes Machado.
O prédio tem uma fachada bem bonita. Não consegui descobrir quando foi construído.
Congregação da Irmãs do Imaculado Coração de Maria de Nagasaki
A Congregação da Irmãs do Imaculado Coração de Maria de Nagasaki foi fundada na cidade de Nagasaki (Japão) em 1934, pelo bispo D. Kyunosuke Hayasaka.
A Congregação dedicada às missões apostólicas de educação e assistência social está presente no Japão e no no Brasil.
Chegaram no Brasil, especificamente no Paraná, em 22 de outubro de 1980, onde seis irmãs vindas do Japão foram para São Jerônimo da Serra (PR) para trabalhar em um ambulatório de hanseníase e São Sebastião da Amoreira (PR), onde iniciaram os serviços em uma creche.
Em 1983 a Congregação adquiriu o prédio na Nunes Machado e instalou no local um convento e uma escola.
Algumas das obras das irmãs
Em Curitiba: curso de japonês “Junshin”; “Escola Junshin”, dedicada a educação infantil; centro para idosos “Lar Mãe Junshin”
Em São Sebastião da Amoreira: creche "Centro Comunitário" e Casa dos Idosos.
Em São Jerônimo da Serra: “Associação Filantrópica HUMANITAS”, que tem por objetivo prestar assistência médica, social e ambulatorial aos hansenianos.
Referências:
FOCUS: Grupo de Pesquisa sobre Educação, Instituições e Desigualdade. Congregação da Irmãs do Imaculado Coração de Maria de Nagasaki. Disponível em: <https://www.focus.fe.unicamp.br/pt-br/projetos-tematicos/congregacoes-catolicas-educacao-e-estado-nacional/banco-de-dados?page=7>. Acesso em: 27 dez. 2018.
JUNSHIN Seibokai. Cong. ICM. Disponível em: <http://n-junshinseibokai.or.jp/publics/index/30>. Acesso em: 27 dez. 2018.
ASSOCIAÇÃO Filantrópica Humanitas. Disponível em: <http://www.humanitasbrasil.com.br>. Acesso em: 27 dez. 2018.
ESCOLA Junshin. Nossa História. Disponível em: <http://www.junshin.com.br/institucional/nossa-historia.vm>. Acesso em: 27 dez. 2018.
HAULY, Luiz Carlos. Homenagem à Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria de Nagasaki pelo trabalho desenvolvido no Paraná e aos integrantes da colônia japonesa no Brasil pela
contribuição prestada ao desenvolvimento do País. [discurso proferido em 13 jun. 2012]. In: Pastoral da Criança: 20 anos salvando vidas. [coletânea de discursos]. Brasília: Câmara dos Deputados. Centro de Documentação e Informação. Coordenação de Publicações, 2004, p. 19-20.