A Igreja Ortodoxa Grega São Savas está localizada na Rua Comendador Lustoza de Andrade, no Bom Retiro.
É uma comunidade pequena em Curitiba, mas com um templo bem bonito, pintado em azul e branco, as cores da Grécia. Foi construído no início dos anos 1970 sob a liderança de Panaghiótis Meintánis.
Observei duas placas, em um delas está o nome da igreja e na outra está escrito:
“BEM-AVENTURADOS, SENHOR, OS QUE HABITAM
EM TUA CASA: LOUVAM-TE PERPETUAMENTE.
SALMO 84
HOMENAGEM DA COLÔNIA GREGA
DO PARANÁ AOS
IDEALIZADORES E COLABORADORES
QUE CONCRETIZARAM A CONSTRUÇÃO DA
IGREJA ORTODOXA GREGA SÃO SAVAS,
NO ANO DE SEU
JUBILEU DE PRATA.
CURITIBA, SETEMBRO DE 1998”
Ainda não tive a oportunidade de conhecer o interior da igreja, que dizem ser bem bonito. Quem sabe um dia desses levo sorte e a encontro aberta.
São Savas
São Savas (439-532) foi um eremita, monge, padre e sano que vivei principalmente na Palestina. Entrou para o mosteiro as oito anos de idade e aos dezessete anos, contrariando a vontade dos país que queriam vê-lo casado, recebeu a tonsura (ordenação). Foi tão perfeito na sua vida monástica que recebeu o dom dos milagres.
Sua relíquias foram levadas pelos Cruzados para a Igreja de Santo Antonio, em Veneza, durante o século XII. Em 1965 o Papa Paulo VI as devolveu a Igreja Ortodoxa.
Referências:
FERNANDES, Jose Carlos. Cabe o mundo na igrejinha dos gregos. Gazeta do Povo. Curitiba, 25 set. 2015. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/colunistas/jose-carlos-fernandes/cabe-o-mundo-na-igrejinha-dos-gregos-bti62ph0aqt5ltw7fsduxplwm/>. Acesso em: 27 set. 2019.
VIDA Ortodoxa [blog]. São Savas. Disponível em: <http://vidaortodoxa.blogspot.com/2011/01/nascido-em-mutalaska-perto-de-cesareia.html>. Acesso em: 27 set. 2019.
WIKIPEDIA. Sabbas the Sanctified. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Sabbas_the_Sanctified>. Acesso em: 27 set. 2019.
WIKIPEDIA. Eastern Orthodox Church. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Eastern_Orthodox_Church>. Acesso em: 27 set. 2019.