Edifício “Torre di Bologna”, localizado na Rua Alferes Ângelo Sampaio, esquina com a Alameda Doutor Carlos de Carvalho.
A proximidade com o “Ristorante Bologna” (Caliceti di Bologna) deve ter sido a fonte da inspiração inicial do autor do projeto.
Quanto ao desenho do edifício a inspiração são as torres de Bologna, na região de Emilia-Romagna, na Itália.
Conhecida também como a cidade das torres, Bologna entre os séculos XII e XIII contava com mais de cem torres, 22 sobreviveram até hoje, sendo as mais famosas – e símbolos da cidade – A Torre degli Asinelli e a Torre della Garisenda.
Interessante a observação que Luiz Renato Roble escreveu “… O condomínio residencial Torre Di Bologna, é composto por uma torre única, em dois sentidos. Única, porque é uma só e também porque, aparentemente, tentando inverter os princípios da perspectiva, a torre, conforme sobe, aumenta de tamanho.
Esta inversão de valores não é uma ilusão de ótica. A inspirada construtora, ergueu um prédio em que os apartamentos do primeiro andar são menores que os do segundo andar, que são menores que os do terceiro, assim, sucessivamente até o nono andar.
Um outro detalhe ainda mais sutil, é aplicação das pastilhas que vão, numa escala cromática, clareando conforme a torre vai subindo. …”
O edifício é de 1998, com quatro apartamentos por andar. Foi projetado por Bruno Franco e construído pela Moro Construções Civis Ltda.
Referências:
VIANNA, Fabiano Borba. Estudo e evolução do projeto de plantas de apartamentos de Curitiba: 1943-2004. 2011. 383 p. Dissertação (Mestrado em Projeto de Arquitetura). FAU/USP. São Paulo.
WIKIPEDIA. Torre di Bologna. Disponível em: <https://it.wikipedia.org/wiki/Torri_di_Bologna>. Acesso em: 23 set. 2020.
ROBLE, Luiz Renato. [publicação em rede social]. Disponível em: <https://www.facebook.com/luizrenatoroble/posts/3885407848141376>. Acesso em: 23 set. 2020.