Casa na Rua Elbe Pospissil. Gostei da fachada dela.
Elbe Pospissil
Fiquei curioso com o nome da rua e encontrei o seguinte em um texto de Cid Destefani:
“… Elbe Pospissil, jornalista, foi um batalhador em prol dos melhoramentos da vida operária. Em 1919 articulou a greve dos ferroviários, que cobrou um aumento salarial de 20% e jornada de oito horas de trabalho (muito antes de a lei getulista acontecer), saindo vencedor. A partir daí, sua participação na União Operária do Paraná o projetou na carreira política.
A professora Julia Wanderley escreveu no jornal Operário Livre, tanto sobre educação como artigos alusivos a problemas sociais. Assim como Pospissil, a mestra poderia ficar enquadrada pelos senhores de direita da época como anarquista.”
Também encontrei em “Genealogia Paranaense” o seguinte:
“Elbe Pospissil, habil typographo e lynotipista. Trabalhou durante dezoito annos nas officinas dos jornaes “A Republica”, Diario da Tarde”, “A Tribuna” e “Gazeta do Povo”. Fundou os jornaes “O Proletario”, “O Trabalho” e a “Tribuna” e a “Revista do Sul”. De avançadas ideas socialistas faz parte dos diversos Clubs de classes que o collocam sempre em evidencia e ainda agora o partido operario do Paraná em pleito eleitoral, e com grande votação, fez triumphar o seu nome para Deputado Estadual. Vem sendo precioso elemento na Secção de Contabilidade da Prefeitura Municipal de Curityba.
Casou-se a 6 de Maio de 1922 com Helena Krause Pospissil.”
NEGRÃO, Francisco. Genealogia Paranaense. Curitiba: Imprensa Oficial do Paraná, 1950. 532 p, Vol. 6, p. 391. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=A3ELAAAAYAAJ&printsec=frontcover&dq=bibliogroup:%22Genealogia+paranaense%22&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwjio_nK56XsAhVtuVkKHbbcBskQ6AEwBHoECAIQAg#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 8 out. 2020.