Outra Unidade de Interesse de Preservação na Rua Bispo Dom José.
Com o exterior bem conservado e uma fachada bem bonita. Repare também nas grades.
Quando será que foi construída? Quem morou nela?
Fico um pouco frustado quando não consigo maiores informações sobre essas UIP. Para compensar, podemos descobrir que foi o Bispo Dom José.
Bispo Dom José
José de Camargo Barros, filho de João Batista de Camargo Barros e de Gertrudes de Assunção Camargo, nasceu em Indaiatuba (SP) em 24 de abril de 1858. Foi o primeiro bispo de Curitiba e o 12º de São Paulo.
Estudou em Itu, Sorocaba e no Seminário Episcopal do Ipiranga, em São Paulo.
Em 13 de março de 1883 foi ordenado sacerdote na Capela do Seminário, em Curitiba. Foi professor no Seminário em Curitiba e mais tarde pároco na matriz de Santa Efigênia, em São Paulo.
Escritor fundou diversas publicações. (“O Lidador”, o “Boletim Eclesiástico”, o “Mensageiro de Santo Antônio” , “O Cruzeiro do Sul”, “A Sineta de Deus” e “A Estrela”.)
Em 16 de janeiro de 1894, aos 35 anos, foi nomeado o primeiro Bispo de Curitiba. Sua sagração episcopal foi em no dia 24 de junho de 1894, em Roma.
Retornou ao Brasil, passou por São Paulo e no dia 30 de setembro de 1894 fez a entrada solene na Catedral de Curitiba.
Em 9 de novembro de 1903 foi nomeado bispo de São Paulo.
Faleceu em 4 de agosto de 1906, aos 48 anos, no naufrágio do navio “Sírio”, no litoral da Espanha, próximo ao Cabo de Palos. Estava retornando de um viagem à Roma, onde esteve para uma visita ad limina ao Papa. Seu corpo não foi encontrado, mas ganhou um memorial fúnebre (cenotáfio) na cripta da Catedral de São Paulo.¹
Acabei descobrindo que a casa pertenceu a Roberto Kosop.²
texto complementado em 15 jul. 2023
¹ WIKIPEDIA. José de Camargo Barros. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/José_de_Camargo_Barros>. Acesso em: 30 jun. 2022.
² BOLETIM Informativo da Casa Romário Martins. Estrada do Mato Grosso: contribuição à história dos bairros do Batel, Seminário, Barigui e Campo Comprido. Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, ano VIII, n. 50, março 1981.