Esse local na Rua Marechal Hermes é uma Unidade de Interesse de Preservação.
Além do bonito portão, lá no fundo do corredor foi possível observar, depois de outro portão, uma casa situada no meio da quadra, que não sei dizer se pertenceu ao Sr. Lysimaco.
Naquele dia havia estacionado o carro nas proximidades com o objetivo de fotografar mais essa UIP, antes de caminhar um pouco pela região. Quando voltei fiz questão de passar novamente pelo local, na esperança de encontrar alguém que pudesse dar alguma informação. Não encontrei.
Mais tarde, pesquisando na rede de computadores encontrei o site do “Memorial Lysimaco Ferreira da Costa” e transcrevo uma informação que encontrei lá:
“O Memorial foi fundado a 1 de dezembro de 1992, graças à nobre iniciativa da família de Lysimaco, que sensibilizada com a importância do acervo que tinham em mãos, resolveu disponibilizá-los para a comunidade, colaborando para a história e para a ciência paranaense e brasileira. Nesta empreitada, Maria José Franco Ferreira da Costa, filha de Lysimaco, foi a grande mentora do projeto e, dedicou-se integralmente ao MemorialO Memorial consta de documentos, fotos, artigos e trabalhos do grande educador Professor Lysimaco Ferreira da Costa, como também trabalhos sobre sua personalidade. Alguns móveis utilizados por ele, bem como objetos de uso pessoal enriquecem a exposição. Há também, farta biblioteca notadamente sobre educação, como livros e documentos raros sobre o tema. Todo este acervo foi guardado durante décadas e agora estão à disposição do público para consultas e pesquisas.”
Em “1001 Ruas de Curitiba” encontrei a seguinte biografia resumida:
Lysimaco Ferreira da Costa
“Professor nascido em Curitiba no dia 1º de dezembro de 1883 e falecido também em Curitiba a 24 de julho de 1941. Em 1906 prestou concurso para o Magistério, nas cadeiras de Física e Química. Embora catedrático do Colégio Paranaense, matriculou-se como aluno na recém fundada Universidade Federal do Paraná, onde foi diplomado como engenheiro, onde assumiu a cadeira de Geologia Econômica e Metalurgia. Foi fundadore em 1918 e diretor da Escola Agronômica do Paraná. Ocupou a Secretaria da Fazenda no governo de Afonso Alves de Camargo.”
Veja uma biografia mais completa no site do Memorial.
MEMORIAL Lysimaco Ferreira da Costa” [site]. Disponível em: <http://memoriallysimaco.com.br>. Acesso em: 23 set. 2022.
MUZZILLO, Camilla (Org.). 1001 Ruas de Curitiba. Curitiba: Artes & Textos, 2011. 240 p.