terça-feira, 27 de junho de 2023

A casa que foi de Francisco Hauer

A casa que foi de Francisco Hauer
A casa que foi de Francisco Hauer
A casa que foi de Francisco Hauer

Essa casa na Rua Senador Xavier da Silva pertenceu a Francisco Hauer, fundador da Casa Hauer.

No jornal “O Dia” de 30 de outubro de 1936, na página 1 tem um anúncio da Francisco Hauer e FIlhos (Casa Hauer), comunicando o falecimento do Sr. Francisco no dia anterior.
Na pág. 2 do mesmo exemplar encontrei a seguinte nota de falecimento:
Francisco Hauer
Ocorreu hontem, nesta Capital, o infausto passamento do sr. Francisco Haue, commerciante e capitalista estabelecido ha longos annos nesta praça onde grangeou laro circulo de amigos e de relações commerciaes.
O extincto que desapparece aos 75 anos, deixa viuva a sra. d. Maria Stefan Haues, e os seguintes filhos: Ernesto, casado com d. Adelaide Meissner; Feliz, casado com d. Iris Hoeschel; Francisco, casado com d. Lilian Nueler; Arnaldo, casado com d. Anita Johscher e Guido.
Era o sr. Francisco Hauer natural da Allemanha e cheou a Curityba em 1876, fazendo precisamente, no dia de enterramento 60 annos que residia em nosso Estado. Em 1888 fundou com seu irmão sr. Augusto Hauer a casa commercial que até 1924 operou nesta praça sob a firma Hauer e Irão, e dahi em diante se achava á testa da firma Francisco Hauer e Filhos, successora daquella.
O sepultamento do sr. Francisco Hauer realisa-se hoje ás nove horas da manhã, sahindo o coche funebre da residencia do fallecido, á rua Xavier da Silva nº 173, para o Cemiterio Municipal.”
Outras publicações relacionadas com a família Hauer:

Referência:
FALLECIMENTOS: Francisco Hauer. O Dia. Curitiba, 30 out. 1936. Anno XIV, n. 4008, p. 2.
DYMINSKI, Luis Venske [comentário em rede social]. Disponível em:<https://www.facebook.com/groups/memoriadecuritiba/permalink/4975951809089967>. Acesso em: 24 jun. 2023.