Igreja sede da Paróquia Divino Espírito Santo na Rua Mateus Leme, esquina com a Rua Carlos Pioli.
A igreja foi projetada pelo arquiteto Carlo Barontini (1896-1973)¹ ²
A cúpula dela é muito bonita.
Tentei descobrir quando as obras da igreja iniciaram e quando ela começou a ser usada. Não encontrei essa informação. Mas descobri que em 1956 já existia uma comissão para a construção (não sei se a obra já tinha iniciado) e que em 1965 foi promovido no Country um desfile em prol da obra.
Também encontrei algumas publicações em que a igreja é chamada de Igreja do Divino Espírito Santo e Nossa Senhora das Graças. Não sei se esse é o nome oficial, mas alguma ligação com a adoração de Nossa Senhora das Graças ela tem, pois na lateral há uma gruta dedicada a Nossa Senhora.
No dia que fiz as fotos falamos com um senhora que nos informou que que a próxima etapa será a colocação de estátuas dos quatro evangelistas sobre as colunas na entrada.
Encontrei também uma passagem que achei interessante na “Coleção Bairros de Curitiba”:
“Na década de 1960, … Eram os tempos do Padre Osvaldo Neumann, com quem os jovens assistiam filmes e começavam a se envolver na vida comunitária. A família toda participava das famosas quermesses do Divino Espírito Santo e as crianças iam às novenas vestidas de anjinhos. …”³
Publicação relacionada:
Outros projeto de Carlo Barontini:
¹ MACEDO, Rafael Valdomiro Greca de. Curitiba Luz dos Pinhais. 2º ed. Curitiba: Solar do Rosário, 2018. 592 p.
² PACHECO, Paulo Cesar Braga. A Arquitetura do Grupo Paraná 1957-1980. 2010. 486 f. Tese (Doutorado em Arquitetura) - Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
³ FENIANOS, Eduardo Emílio. Pilarzinho, Bom Retiro e Vista Alegre: das varandas às tevês. Curitiba: Editora UniverCidade, 2000, 54 p. (Coleção Bairros de Curitiba, v. 20).