Bosque Irmã Clementina na Rua Paulo Friebe com o Rio Bacacheri no fundo.
Já tinha passado por ele, mas nunca havia parado para conhecê-lo. Bem bonito e agradável.
Na entrada tem um espécie de monumento em concreto. Em uma placa, com uma imagem da irmã, tem ao afixado nela um azulejo onde está escrito:
CURITIBA
A CIDADE DA GENTE
BOSQUE IRMÃ CLEMENTINA
Clemente Van Hombeeck
(1927 - 2002)
Nascida na Bélgica, chegou ao Brasil
ainda criança. Por amor a Deus
escolheu a vida religiosa.
Por amor ao próximo dedicou a sua vida
à educação e ao ideal de construir
um mundo melhor.
Curitiba, 29 de março de 2008
Beto Richa
Prefeito Municipal
de Curitiba
Curitiba
315
anos
Na justificativa do projeto de lei para denominar um logradouro público está escrito o seguinte:
“IRMÃ CLEMENTINA
(15/07/1927 – 17/01/2002)
"Clemence Von Honbeeck, conhecida como "Irmã Clementina", nascida na Bélgica aos 15 dias do mês de julho de 1927, mas brasileira de coração e por opção, Diretora do Colégio Madalena Sofia Barat, antigo Sacre Couer de Jesus, enérgica e combativa quando precisava se posicionar contra as injustiças e as coisas erradas, demonstrava em outros momentos uma meiguice e bom humor que conquistaram muitos amigos e admiradores ao longo dos anos.
Administrando um Colégio de muitas tradições que hoje conta com aproximadamente 1526 alunos e cerca de 90 professores e 45 funcionários, a Irmã Clementina continuava a acreditar nos mesmos ideais que sempre a nortearam e a procurar a participação cada vez maior de todos na vida comunitária.
Chegou no Brasil em 1932, com 5 anos de idade, fixando residência em Recife onde seu pai trabalhava com engenheiro, iniciando seus estudos naquela Capital. Em 1941 ela e sua mãe mudaram-se para o Rio de Janeiro, onde passou a estudar no Colégio Sacre Couer de Jesus. Era época da II Guerra Mundial e seus três irmãos haviam partido para defender a Bélgica sob ocupação nazista.
Em 1949, segundo sua vocação entrou pára a vida religiosa. Foi para Roma em 1956 para fazer os votos perpetuosos, neste mesmo ano foi para o Egito onde permaneceu ate fevereiro de 1965. Em Março do mesmo ano, chegou a Curitiba e em 1969 foi nomeada Diretora da Casa Escolar Santa Madalena Sofia, escola conveniada com o Estado, a qual era na época, dividida em três lugares: um grupo no andar térreo do Colégio, outro no atual Salão Paroquial e um terceiro grupo que ficava no morro do Bairro Alto, a Casa Escolar Cônego Camargo, que foi criada como um posto avançado do Sacre Couer de Jesus para ter atendimento às crianças carentes que andavam grandes distâncias para que pudessem freqüentarem às aulas. Passou então, a partir dessa época Irmã Clementina a morar na residência existente naquela Casa Escolar a fim de que pudesse dedicar mais tempo a mesma.
Esta vinha sendo a vida da Irmã Clementina, anos e anos a fio, sempre lutando e fazendo de tudo para manter a qualidade do ensino ministrado através da seleção de bons professores, sendo este um dos segredos do sucesso do Colégio Madalena Sofia, hoje situado entre os bem sucedidos de Curitiba na área educacional e não podemos esquecer que foi Irmã Clementina uma das pessoas que mais contribuiu durante todos esses anos para o sucesso dessa escola.
Por toda sua luta e desempenho no sentido de oferecer à comunidade uma instituição de ensino do porte a que hoje temos em nosso bairro, é que nos sentimos orgulhosos em apresentar o nome de Clemence Von Honbeeck, Irmã Clementina, para nominar um bem público ainda não nominado.”
texto complementado em 11 out. 2024
CÂMARA Municipal de Curitiba. Sistema de Proposições Legislativas. Projeto de Lei Ordinária: Denominação de bem público não especificada. Proposição 009.00039.2003. Disponível em: <https://www.cmc.pr.gov.br/wspl/sistema/ProposicaoDetalhesForm.do?select_action=&ordena=009.00039.2003&pro_id=16638&popup=s&chamado_por_link&pesquisa=%20Irma%20Clementina>. Acesso em: 11 out. 2024.